EM BUSCA DA VERDADE
Por eXcer_JuninhoX, 10/09/2000

COLUNA X 04: O início da série

   Olá meus amigos eXcers !!
   A partir de hoje , eu irei começar a falar sobre a mitologia na 1ª temporada . Sim , eu sei que há pouca mitologia nessa temporada . Não havia o Sindicato , o Canceroso participou de apenas quatro episódios ( PILOTO , O HOMEM QUE NÃO QUERIA MORRER , EUGENNE TOONS VOLTA A ATACAR - o único episódio que ele falou - e JOGO DE GATO E RATO ) , o Krycek e o Óleo Negro . Mas pode-se dizer que é uma temporada que apenas faz pequenas menções ao complexo quadro geral que seria apresentado futuramente . Então vamos ao que interessa !

EPISÓDIO PILOTO

   Neste episódio , Scully é designada pelo chefe Blevins para atuar nos Arquivos X ao lado de Fox Mulder , um agente extremamente habilidoso , com grande capacidade de traçar perfis de assassinos seriais , mas que teria se desviado da linha normal dos agentes do FBI e ido parar no porão ( aonde ficam os Arquivos X ) por vontade própria . Subentendeu-se que a função dela seria invalidar o trabalho paranormal de Mulder com provas científicas . Ou seja : desbancá-lo , derrubá-lo .
   Portanto , os vilões tiveram a nítida intenção de colocar M&S juntos . Não foi algo que aconteceu por acaso . Desde o começo , Mulder é muito importante para a conspiração progredir , pois ele era , naquela época , uma forma de negar e esconder a existência de vida extraterrestre , visto que ninguém acreditava em suas teorias absurdas e malucas . Então , chamavam-no de apelidos como " Spooky " Mulder . Assim , ele ia sendo ridicularizado , se tornava uma grande piada e , consequentemente , a verdade ficava intacta , pois quem daria ouvidos a um louco ? Com Scully trabalhando ao seu lado , os conspiradores esperavam que Mulder perdesse mais credibilidade ainda , pois ela iria desbancar seu trabalho , provar que ele era uma fraude .
   Mulder era muito perigoso para o Sindicato mas , com certeza , seria melhor deixá-lo vivo do que matá-lo . Como o Canceroso e o Homem de Unhas Bem Feitas já disseram , " se matar Mulder , transformará a busca de um homem em uma cruzada " . Se ele fosse morto , isso poderia atrair a atenção de muitas pessoas , que suspeitariam da morte dele , e poderiam seguir seus ideais . O Sindicato não precisava de um mártir ou de uma cruzada . Por isso ele era mantido vivo . Mulder é mais importante vivo .

OS IMPLANTES OU CHIPS

   São importantíssimos na mitologia , além de serem uma prova da existência de alienígenas .
   Foram instalados em Billy e Peggy . Mesmo estando em coma , Billy seria capaz de levantar-se e realizar as ordens para os testes prosseguirem , pois o implante o guiava e o controlava , como se o fizesse perder sua vontade própria . Uma força externa muito maior do que a capacidade corporal humana . Foi por isso também que Peggy pôde cruzar a pista correndo na hora em que foi atropelada , visto que ela vivia presa a uma cadeira de rodas . Com o decorrer da série , percebe-se a importância do implante . Após ser retirado do corpo , cria uma reação que desencadeia no desenvolvimento do câncer no cérebro , que só pode ser detido se outro implante semelhante for colocado na pessoa . Além disso , segundo o agente Pendrell , ele pode servir para armazenar a memória .

DEMAIS PROVAS DE PRESENÇA ALIENÍGENA

   Tivemos , nesse episódio , as primeiras provas ou evidências de presença alienígena . Além dos implantes , que foram tratados separadamente por terem um valor muito importante na mitologia , tivemos o fato de o rádio do carro de Mulder ter falhado , a sua bússola ter girado descontrolada , " alguém " ter se esforçado para encobrir os fatos e o lapso de tempo , caracterizado pela perda de 9 minutos . Scully diz que Mulder é louco , e insiste que ninguém perde o tempo : " o tempo não desaparece , é invariável universalmente ! " Mas Mulder marca um X no asfalto daquela estrada , pois sabe que ali nenhuma lei física se aplica com exatidão .

O CANCEROSO

   É importante notar que , desde a apresentação de Scully , até no momento da regressão hipnótica de Billy , este fumante inveterado estava presente. Sua participação foi um tanto quanto fria e manipuladora , ditando os passos de Blevins e do Agente Sênior . No final do episódio , quando ele guarda em um armazém do Pentágono ( o mesmo que Mulder esteve no episódio EM BUSCA DA VERDADE II ) um dos implantes que provava as teorias de Mulder , fica ainda mais claro o seu poder e sua área de atuação . Eu tenho certeza de que não é qualquer um que tem as chaves do subsolo do Pentágono ...

   A cena mais interessante do episódio , na minha opinião , é a conversa de Mulder e Scully no quarto do hotel . Foi neste momento que ficamos sabendo que Mulder tem uma irmã que havia sido abduzida e que anos mais tarde ele fez uma regressão para se lembrar dos fatos , ficando então convicto de que ela havia sido abduzida . Ele conta também que suas investigações só eram possíveis graças a contatos no congresso ( o senador Richard Matheson ) , o que eu acho uma mentira , pois no decorrer da série vimos Mulder investigando quase sem precisar da ajuda do senador ( apenas em HOMENZINHOS VERDES , aonde Mulder recebeu a dica de um caso e OS JAPONESES - sem levar em consideração que Mulder o procurou em A ASCENÇÃO e ele apareceu em SR819 ) .

   Ah , eu queria fazer uma observação de outra cena . Uma engraçada e curiosa . Foi quando Scully , que não acredita na presença dos extraterrestres ou nas estranhas marcas nos estudantes , ficou desesperada ao descobrir uma marca semelhante em suas costas , e não chegou a pensar que a marca poderia ter sido feito por mosquitos ...

   Bem , por hoje é só ! Semana que vem eu volto falando sobre a mitologia do episódio A VERDADE ESTÁ LÁ FORA . O meu e-mail para contato é excerjuninhox@bol.com.br . Estou aberto à opiniões e teorias ! Falou galera ...

 

 

MULDER : Quando a ciência não nos fornece resposta , podemos recorrer ao fantástico como uma
probabilidade?


MULDER : Ah , a gente aprende a amar um lugar . Todo dia é " Dia das Bruxas " ...

 


    eXcer_JuninhoX (que tem como lema principal a frase TRUST NO ONE, e sempre a usa por aí, mas principalmente no final de chats, de conversas e agora de colunas )


volta