EM BUSCA DA VERDADE
Por eXcer_JuninhoX, 08/10/2000

COLUNA X 08: O início da clonagem no Arquivo X

   Olá amigos eXcers ! Hoje eu estou de volta para continuar falando sobre a mitologia na 1ª temporada de AX . E como estou seguindo a ordem cronológica dos episódios mitológicos , hoje eu vou falar sobre O PROJETO LITCHFIELD .

   Neste episódio somos apresentados aos primeiros clones da série , em uma ligação sutil com a mitologia . Duas garotas , Cindy e Teena , são resultado de uma experiência genética envolvendo eugenia ( a ciência que visa o aprimoramento das características genéticas humanas , geralmente através da troca do sangue ) . A existência delas pode ser explicada pelo fato de que suas famílias envolveram-se com a doutora Sally Kendrick . Esta mulher trabalhava em uma clínica de esterilização , mas foi despedida por fazer experiências com a eugenia em seu trabalho . No final do episódio descobre-se que ela também é uma clone , chamada de Eva 8 , assim como as duas garotas , e estava usando a ciência que a criou para produzir outros clones como ela .
   Em A COLÔNIA também é mencionada uma dessas clínicas ( só que de aborto ) . Os clones eram criados nelas , porque assim tinha-se acesso ao tecido fetal . Em EMILY nós vimos novamente outra clínica , só que de idosas que serviam como útero para a gestação dos híbridos e que eram tratadas com hormônios para esterilidade .

   Segundo Garganta Profunda , na década de 50 , um programa ultra-secreto chamado PROJETO LITCHFIELD também fez experiências com eugenia , criando garotos ( Adão ) e garotas ( Eva ) idênticos . Estes clones tinham cromossomos a mais que o normal , e isso lhes concedia mais força e inteligência , mas também lhes atribuía um efeito colateral , visto o desenvolvimento das tendências assassinas ( o que explica o fato de Cindi e Teena terem matado seus pais , uma das Evas , e tentado matar M&S ) .
   O fato de esse projeto ter se passado no pós-guerra me fez lembrar da Operação Clipe de Papel , quando o governo trouxe cientistas nazistas para o seu solo para tentar criar um híbrido humano-alienígena . As experiências do Projeto Litchfield estariam relacionadas com as da Operação Clipe de Papel ? Isso eu não poderia afirmar com certeza . A única coisa que posso dizer é que ambas ambicionavam a criação de clones , e se passaram na mesma época ... poderia ser uma experiência paralela ou algo assim .

   Outro fato que deve ser percebido é a capacidade que Cindi e Teena tinham de ler mentes uma da outra . Me fez lembrar do igualmente superdotado Gibson Praise de O FIM .
Portanto , em certos pontos nós podemos notar várias aspectos idênticos desse episódio com outros da mitologia . O mesmo aconteceu entre o EPISÓDIO PILOTO E RÉQUIEM , como eu já observei em colunas anteriores . Eu não quero arriscar o palpite de que Chris Carter já sabia o que ia ser da série , mas as similaridades são muito grandes . É de se perceber que realmente essa temporada faz pequenas menções ao quadro geral que seria apresentado nos anos seguintes ...

   Bem , eu acho que de mitologia é só isso . Se alguém quiser entrar em contato , escreva para excerjuninhox@bol.com.br . Na semana que vem eu volto com mais explicações e comentários sobre a mitologia da primeira temporada . Até lá !

 

SCULLY : "Morte por hipovolemia . Setenta e cinco por cento de perda de sangue . São mais de quatro litros de sangue ..."
MULDER : "Pode-se dizer que ele estava quase seco ."

SCULLY : "Porque seres do espaço viajariam anos luz à Terra para brincar de médico com o gado ?"
MULDER : "Pela mesma razão que dissecamos rãs e macacos ..."

 


    eXcer_JuninhoX (que tem como lema principal a frase TRUST NO ONE, e sempre a usa por aí, mas principalmente no final de chats, de conversas e agora de colunas )


 

volta