HARVEST
Review by Ally

Se eu tivesse de escolher agora uma só palavra para definir este episódio seria esta: SURPREENDENTE !!

Em todas as cenas pude ver, de uma forma ou de outra, o confronto existente entre a descoberta da verdade e ocultação das mentiras, e o impacto que isto pode causar !!

E lá estava ele de novo : o grupo ! Foi muito bom ver o entrosamento aliens-humanos reacendendo, apesar de não ter nem um pouquinho da presença do Alex ! E nem da Liz, por razões tristes que depois vamos comentar! Mas o que importa dizer é que finalmente Max e Michael estavam se entendendo, concordando, e acho que todos nós esperávamos isso...Dá uma sensação de alívio ter consciência da força que o grupo possui por pensar junto, estar junto, e mais ainda sabendo quem deveriam enfrentar! Dá pra sentir que estão saindo daquela escuridão, do lado alien antes adormecido que conheciam tão pouco - e deter conhecimento é sempre deter poder !

Muita verdade veio à tona e é preciso ressaltar : saber a história de Michael como possível líder, seguido por certa facção de Skins que o queriam no trono no lugar de Max... a obsessão de Courtney por ele (não meramente política obviamente)... a recusa de Michael em concordar com tal idéia, escolhendo não trair Max....Isso sim nos faz acreditar que algo muito maior, e melhor até estaria por vir !

Já Maria....fantástica ! Aquela tirada para Michael de que ambos estavam parecendo Scully e Mulder de Arquivo X quando entravam para espionar o apartamento de Courtney foi ponto alto para qualquer fã de Ficção Científica !! Sem contar no grito sutil no ouvido de Michael para que seu ego não inflasse e possivelmente o colocasse contra Max...Adorei quando ela enfrentou a Skin, chamou Michael de ‘meu namorado’ e nomeou a velhota de 50 anos de vovó! Esse lado cômico e decidido é que a fazem ser uma grande humana na série !!

Neste episódio também gostei de Tess, pois ela apareceu de um modo como realmente deveria: opinou ao grupo, defendeu Max num momento de dor, deu apoio, investigou, assumiu o seu lugar diante dos Skins e mostrou que a sua parte nos pods faz diferença...até aquela “conversa inusitada” com Liz no jipe fez sentido....eu sei, foi estranho ! Sou dreamer, mas tenho de admitir que ela estava certa....perguntou sobre o que havia acontecido naquela noite estranha, mas não culpou Liz, e nem a recriminou quando falaram a respeito do envolvimento com Kyle que fora interrompido ! 

Agora.......não posso dizer o mesmo de Isabel, e nem de Liz ! A primeira porque suas mentiras estão prenunciando transtornos que ainda estão por vir ! E se aquela frase da Whitaker for verdade ? “O passado sempre se repete”....por que esconder a verdade do que significa VILANDRA ? Isso quase lhe custou a vida, nem parecia a Isabel que derrotou Whitaker.....por que toda aquela impotência diante de Nicholas ? Tem alguma coisa errada ! E é assim que começa uma traição, com a ocultação da verdade, e ela estava fazendo exatamente isso com os outros pods !

Liz então....bem, na verdade, todos nós sabemos que ela não faz isso de propósito. É difícil para ela também: se manter à distância, tratar Max com indiferença, dirigir o jipe vendo Tess adormecer ao seu lado, admitir mentirosamente que fez amor com Kyle, encarar arrasadoramente os olhos de um Max que parecia morrer aos poucos em cada admissão de culpa ......eu sei, é assustador ! E até quando ? Só posso responder que Liz está muito diferente de tudo que imaginamos, e que seu fardo certamente está pesado...... Mas ‘se não há mal que dure para sempre....’ como diz o provérbio, então só nos resta esperar.

Ah, o confronto, este sim! Quem não gostou ???? Um falso cadáver, o buraco nas mãos de um protótipo de Whitaker; o arremesso de Isabel; as retiradas de pele dentro da Igreja, Max sendo arrastado ! Courtney ajudando os pods, os Skins da colheita explodindo, e Michael derrotando Nicholas! Adorei o campo de poder dos pods contra a força do mal dos skins! Esse é a grande batalha que todos nós esperávamos. E se a união realmente faz a força, isso tudo é só o começo !!!! 


NOTA by Vitor: a FOX não falou o nome em português, mas ele pode ser traduzido como "Colheita" (a Ally me disse) e concordo com ela. E em relação ao verdadeiro nome da Isabel - Villandra - irei deixar esse grafia pois foi assim que eu vi nos transcripts em inglês e no Closed Caption (as vezes passa e em inglês). Se estiver errado a gente muda!

voltar