POR DENTRO
Review by Ally

Eu estaria mentindo se não dissesse que a ausência de Mulder não é sentida, a despeito da qualidade evidente em cada episódio desta nova temporada de Arquivo X. Na verdade é como que uma preocupação com o desconhecido, quer certamente vai diminuindo aos poucos...

É quase que palpável a sensação de impotência que paira sobre Skinner diante do testemunho da abdução de Mulder...Ver, por si só, já é uma experiência única, ainda mais quando há a certeza de ser um Arquivo mais do que singular! Mas quando esta ocorrência se dá com uma pessoa próxima, então parece que a intensidade do ocorrido é ainda maior!

É horrível estar preso diante de uma certeza, e nem sequer poder compartilhá-la...Vimos muitas mudanças : Scully saindo de um hospital e retornando ao trabalho sem o seu parceiro; a promoção de um cético Kersh; o enredamento e as suspeitas armadas sobre Skinner; Interrogatórios premeditados, e uma grande descoberta....”John Doggett”. 

Adorei !!! Adorei simplesmente cada gota d’água daquele copo que veio a seguir....essas boas vindas de Scully diante de toda mentira de Doggett, a contraposição aos métodos não muito convencionais para a investigação, e a defesa de suas idéias diante de toda a armação alienígena para apagar a existência de Mulder, ou do que agora restava dele na Terra, foi simplesmente sensacional! Ela conhecia Mulder e falava com conhecimento de causa.

Enquanto vimos transcorrer a busca por Gibson Praise, e a certeza deste garoto com poderes de leitura mental, sentindo que Mulder estava próximo, constatamos algo muito especial: Scully nos mostrou toda sua força enquanto humana, cientista, e pessoa séria como se auto denomina. Não vi nela o conflito entre o ser cética aos acontecimentos que vivenciou em toda sua carreira, mas vi aceitação daquilo que nem sempre se pode explicar de um modo convencional. Isto não a torna igual a Mulder, mas nos mostra que a seu modo, e reportando-se à ele sim, por vezes, que ela também continuava sua vida em busca de uma verdade maior do que ela mesma, e maior que todos ao seu redor!

Doggett, a bem da verdade, já chegou arrasando! E este tão experiente e renomado agente se via envolto numa teia que nunca antes tinha experimentado estar...Gostei particularmente da sua vontade interna de resolução, de busca, de decisão, e de sanidade. Até mesmo diante do caçador alienígena seu comportamento não poderia ser outro.

Então é isso....entramos numa nova era que não deixa nada a desejar das temporadas anteriores. O episódio nos revelou exatamente tudo que prometeu. E se a verdade ainda está lá fora, é certo que ela pode realmente estar bem perto de todos nós..... ou até mais do que imaginamos.

voltar