PACIÊNCIA
Review by Ally

Fiquei pensando se e até que ponto manter uma pessoa viva dentro de si mesmo significa necessariamente guardar seus pertences, sua história, e objetos de uso cotidiano. É como se esses pequenos detalhes nos lembrassem a cada instante que a pessoa querida vai voltar...a qualquer instante....a qualquer momento!

Eu me identifiquei particularmente com a atitude de Scully ao querer preservar a mesa de Mulder intacta, opondo-se diretamente à Doggett e sua pretensão de usá-la, o que significaria ‘deixar pra trás’ uma parte de Mulder que de alguma forma pertencia àquele espaço. Não que ele não quisesse o seu retorno, ou ainda que tivesse desistido de encontrá-lo. Entendo que o ponto de vista de Doggett era apenas e tão somente prático, ou até mais do que isso, era realista, era necessário. 

Mas nem tudo que volta do passado é exatamente algo bom, ou esperado. E isso literalmente em se tratando do Arquivo deste episódio. 

Se eu precisasse definir em uma única palavra certamente seria HORRIPILANTE! Que criatura era aquela ? Tá, a história todos nós vimos e sabemos : Um homem morcego retornando de um longo exílio de trinta anos em busca de vingança contra aqueles que o haviam banido no passado!! Mas não é só isso...que criatura era aquela, tão horrenda, que não é humana, e nem morcego, mas um misto de monstruosidade até pensante, a tal ponto de lembrar, rostos, cheiros, lugares, tramando ardilosamente como eliminar quem se interpusesse em seu caminho.

Todo o cenário mórbido, negro e sombrio teve com certeza uma compensação: a de que os bons tempos de mistério e de casos cientificamente inexplicados estão de volta. Isso nem Doggett pode negar, e à Scully só restaria mesmo aceitar aquilo que os seus olhos estavam mostrando, a fim de proteger a si mesma e às vítimas inocentes enquanto alvos fáceis deste estranho predador!

É sério....quase morri de susto. E por um instante quase achei que Doggett não fosse conseguir enfrentar a criatura na luta dentro do lago, afinal ele ( o homem morcego ) tinha tudo a seu favor : a força, a água, a escuridão, e ainda podia voar ao sentir que estava perdendo forças diante do oponente! O que ele na verdade fez....

Felizmente tudo terminou bem, ou pelo menos em parte. Para onde será que foi a criatura ? E qual a razão ? Estariam aquelas vítimas, os agentes, enfim, outros humanos livres deste pesadelo ? Como bons eXcers imaginamos que o tal morcego esteja vivo, em algum lugar, talvez preparando um novo ataque, quem sabe daqui a outros trinta anos, talvez...Só torço para que neste dia nossos bons e corajosos agentes estejam por perto, pois então só armas não serão suficientes para eliminá-lo!! 

Foi então que, concordando com a atitude de Scully em usar o escritório do Mulder, vimos que preservar a memória de quem se quer bem é algo mais do que manter objetos materiais, é o que vai por dentro que conta: as lembranças, as experiências, o coração, e sobretudo a esperança da volta ! Se coisas ruins voltam do passado, por que não as boas ? 

voltar