INVOCAÇÃO
Review by Ally

O sentimento de perda e o impacto que ela causa é algo terrível. É sempre um misto de raiva, tristeza e impotência que nos remete a indagar "se eu tivesse feito mais, ou agido de outra forma" talvez pudesse ser diferente....

Confesso que quando o episódio iniciou fui tocada pela compaixão que todos nós sentimos ao ver uma família triste e desesperada pela perda de uma criança indefesa. Mas aí o tempo passou. O caso foi dado como arquivado, virou mais um na lista de desaparecidos com direito à foto pendurada em mural, onde as pessoas sentem e rezam para talvez mudar de condição: do "procura-se" para o "encontrado".

Mas quando mostraram o garoto, o seu retorno, e seu comportamento, vimos dois prismas: primeiro do ponto de vista clínico, científico, ou seja, humanamente impossível que o garoto desaparecido retornasse exatamente como do ponto de partida, dentes, células, enfim, tudo absolutamente igual mesmo depois de um período de dez anos! E segundo, a aparência assustada, a inibição da fala, na verdade só aparência!

O interessante deste Arquivo foi exatamente o desenrolar das provas, das circunstâncias, da adaptação e da realidade da família à chegada do garoto na visão de Scully e Doggett. Nem tudo que parece é na verdade....Ainda bem que eles pensam assim !

A cena do menino indo sorrateiramente atacar o próprio irmão com a faca foi horrível. A coitada da vidente sendo martirizada com a incursão do desenho ramado em sua testa, antes visto entre rascunhos do garoto desaparecido, lembrou na hora algo de origem alienígena ! Mas depois vi que não se tratava disso! Quem não chegou a pensar nele como vilão agora, e não mais uma vítima ??

Abro um parênteses que muito me chamou a atenção: então Doggett teve um filho que está desaparecido ? Como seria isso ? Mal posso esperar para descobrir o enredo desta história oculta!

Muito inteligente a amplidão de perspectivas que se colocou neste episódio para Doggett e Scully. Seria o caso de desaparecimento pura e simplesmente ? Seqüestro ? Abuso infantil ? Abdução ? Acho que pensaram em tudo, menos em assassinato, porque como justificar que a vítima estivesse ali mesmo, mostrando o mentor de tais crimes, e vivo ? Impossível!!!

Foi incrível mesmo ver a ossada enterrada na mata, os pais sendo chamados para identificação, e a conclusão inevitável de "justiça do além", ou de "aparição", um "vingador em forma de criança", ou sei lá....Não foi sonho, nem visão isolada, e isso até o cético do Doggett também não tem como explicar.

Eu acredito na mensagem de que a Justiça é algo a se buscar nesta vida, e todos devemos cooperar para que ela aconteça. Mas existe uma Justiça ainda maior que nem sempre compreendemos, uma crença superior que nos mantém vivos, coesos, e eu ficaria feliz de saber que ela também acontece, mesmo que não se consiga explicar, como nos Arquivos X ..... apenas sentir!

voltar