VIA NEGATIVA
Review by Ally

“...Preciso de fatos, não de idéias malucas.....Só porque estou no Arquivo X não quer dizer que tenho que pensar como Mulder e Scully!”.

Sem dúvida essa frase de Doggett dirigida à Skinner causou um grande efeito! Era devastadora a idéia de ter de enfrentar em seu próprio subconsciente algo que não pudesse aceitar, que não fosse racional, algo que definitivamente não pudesse entender!

Parece que as seitas macabras e seus efeitos colaterais estão em alta na série! Primeiro aquele parasita inominado introduzido na coluna vertebral das pessoas, e agora um líder fanático que buscava dentro de sua própria Via negativa uma imagem distorcida de Deus, culminando com mortes horrendas, fazendo um machado cerimônia e cabeças rachadas ao meio parecerem um ritual de purificação de pecados....

Crânios ensangüentados, chãos se abrindo, pessoas sendo sugadas no cimento, e um terceiro olho causando mortes em massa....concordo plenamente com Doggett quando indaga que por mais loucos que fossem os fanáticos religiosos “...não importava o quanto parecessem desligados, nenhum seguidor deixaria ser morto por uma seita demoníaca sem antes nem sequer questionar isso!”.

Questionamento é a palavra chave aqui. Afinal, o que foi aquilo ? Os sonhos, a cabeça da Scully nas mãos de Doggett, as pisadas marcadas com sangue....ele estava alucinando ou era vítima do terceiro olho do milênio ? Gostei da peculiar dupla formada com ele e Skinner, e da proteção que foi dada mais uma vez ao segredo de Scully....até agora o mal estar não teve qualquer ligação com sua gravidez, o que também não impediu de Scully ajudar Doggett na investigação.

A reação dos Pistoleiros Solitários foi ótima em relação à Doggett. A parte em que ele afirma "não acreditar nas peculiaridades dos Arquivos" diante das conclusões que acabava de mencionar, e das pastas dos casos que afirmara ler, mas por fim fazendo declarações bem estilo "Mulder" nos mostram um tipo de cético diferente. Eu o chamaria de ‘relutante’, e penso que ele será vencido com o tempo! Até os Pistoleiros notaram isso, e mencionaram que para um novato ele estava se saindo muito bem....Foi ótimo!

A humildade e a capacidade de admitir que precisava de ajuda, e realmente pedi-la a Skinner, contando tudo o que via e que se passava em sua cabeça foi outro ponto a favor de Doggett. Penso que todo esse lado humano dele nos fez respeita-lo e admira-lo ainda mais....

Seja lá o que quer que tenha representado o terceiro olho, e o modo com que se apossou dos sonhos de Doggett, o fato é que ele não conseguirá mais ser o mesmo porque será obrigado a admitir fatos que ele não só investigou, mas também foi parte integrante. Não era só ver e constatar comportamentos anômalos de outrem, mas seus mesmos...e isso é o interessante nos Arquivos!

Você se depara com situações de um cotidiano inexistentes nos padrões normais. Acontecimentos fora de controle, e sem uma explicação científica plausível. Uma Via Positiva de mistérios possíveis que certamente Doggett não vai poder se olvidar!

voltar