O DOM
Review by Ally

Esse é um daqueles episódios que eu assisto e fico rezando para não ser verdadeiro. É um daqueles em que se é fã, mas só se assistir com a luz acesa ! Um tipo de dom que todos procuram, mas não digo o mesmo em relação ao seu detentor !

Parece que arquivos e outros mistérios antes investigados por Mulder estão vindo à tona. Cada vez que isso acontece, se confirma algo mais sobre o seu caráter, e penso que não podia ser diferente.

Doggett sabe disso. Ele está num dilema, e até não o culpo por isso. Ele chegou nos Arquivos X com a idéia pré-concebida de buscar um ex-agente que poderia ou não ter difamado o FBI. Alguém que poderia estar perturbado, e assim ser capaz de cometer loucuras ou insanidades não convencionais. Não é nada pessoal, apenas uma tarefa que lhe foi conferida. Só o tempo é que está lhe mostrando o contrário.

Saindo da Cidade Grande o que temos...não é bairrismo ou coisa parecida, mas é preciso relembrar aqui o quanto as Cidades Pequenas contém histórias bizarras e acontecimentos não identificados, ou inexplicados pelos melhores investigadores. E não falo só de Ficção Científica, mas da realidade em que vivemos.

Eu confesso: fiquei estarrecida quando vi frontalmente aquele ser, nem tão humano, e nem totalmente monstruoso, mas um híbrido de má formação, medo, bondade e cura anormal habitando aquele corpo. A primeira impressão é a de repulsa. Mas não seguiu assim...

A cena da sua captura foi brutal, e aí percebemos o quanto a nossa humanidade nos permeia...Não se pode subjugar algo ou alguém daquela maneira, com rifles, caminhões, fogo, grades e lanternas, numa caçada aos monstros, mesmo que em prol de curar a vida de alguém. Se perdermos a nossa civilidade o que nos resta ? O que vai nos distinguir dos irracionais depois ?

Mais uma vez me peguei admirando Doggett. Sem Scully no caso, ele se mostrou da mesma forma com que ela agiria, ou Mulder, o que muito me impressionou. Acho que o seu sentido aguçado de percepção de mundo o está desvendando consideravelmente. Nem sei dizer quando, mas logo haverá apenas uma linha tênue entre o cético e o quase crente...o relutante!

Eu imaginei que aquela mulher, a da Hemodiálise, teria sido mordida, devorada ou algo do tipo. Que bom que me enganei. A vítima na verdade era outra. O máximo disso foi a salvação de Doggett...aquele pobre ser morreu ao curá-lo, ao trazê-lo de volta à vida! Retribuiu um favor que Doggett nem conseguiu terminar de fazer por ele, ou seja, salvá-lo daquela Cidade, da População local, da exploração de seu dom de cura, dos ditos ‘seres humanos’.

Um reviveu trazido de volta pela dor. Outro, morreu na busca da tão almejada paz! Quem são os racionais agora ? Quem são os fora da Lei ? Skinner está certo em sua máxima : “...Não é tudo que se pode escrever num relatório”. As pessoas nem sempre estão prontas para a verdade, a completa, a real. Então por que a buscam ? 

À nós um conselho simples: Vede de tudo, retende o que é bom! Mas esteja preparado pra isto. A verdade ainda está lá fora! Você pode agüentar isso ???

voltar