VIENEN
Review by Ally

A grande maioria, desde a famosa queda de 1947, apenas especula o que se acredita ter sido o Chamado 'contato imediato'.

Muitos inclusive falavam e faziam de tudo para chegar ao poderoso conhecimento de 'o quê' e 'Como' viria a ser um corpo alienígena; ou mais do que isso : como funciona a mente alienígena. O que pretende, o que arquiteta, qual o seu alcance.

O ser humano tem desde sempre tentado dimensionar, quantificar este poder. O que poderia parecer ilógico do ponto de vista científico, uma vez que, ao que consta, nossa tecnologia é inferior à até então apresentada como sendo a dimensão de anos-luz dos seres extraterrestres.

Ao pensar nisso duas possibilidades devem ser cuidadosamente especuladas de imediato: a primeira, a mais comum, é o quanto se poderia aprender e desvendar com a interação que poderia haver entre estes seres e os terráqueos em um possível contato, ou seja, toda a imaginação que paira quando se dá um tom rosa ao imaginar este evento futuro...mas a que me assusta mesmo é a versão mais realista da coisa, a versão contrária da animosidade, onde não há interesse de troca, de conhecimento científico ou de paz...e essa é a que se pinta de 'negro' !

Mesmo depois de tantos arquivos, e de reincidências passadas, confesso nunca ter aliado a idéia de plataforma petrolífera com a vazão de óleo negro em massa, para a dita colonização alienígena como vista neste eppy...

Acho que é tão corriqueiro ver corpos sendo tomados por vírus, por injeções letais, por criações biológicas milimetricamente calculadas, que nem me passou pela idéia o local habitual da extração do óleo comum ser utilizado como plano conspiratório.

Vibrar ao ver um arquivo envolvendo Mulder e Doggett ? Nem preciso dizer que sim...o engraçado é que Doggett, sendo designado para a função como agente responsável pelo caso, mesmo com toda a determinação de defesa em prol dos arquivos, e lutando pelo não fechamento de tal setor no FBI, ainda não pôde se despir da postura cética e nem ainda ansiar a descoberta da verdade em casos que ele sabe não serem habituais...digo 'verdade' no sentido de ir atrás de algo que sempre em sempre acaba por não ser de uma explicação apenas e tão somente científica e natural, ou humanamente possível!

Bem que disseram que ele se daria muito bem no cargo; doggett toma todos os procedimentos e cuidados padronizados para agir, bem ao contrário de Mulder! O que mais me intriga nele a cada instante (porque certamente a cada dia seria pouco para expressar 'o quanto'...) É que mesmo depois fe sua abdução, depois de tudo a que foi exposto, depois de tanto sofrimento e de conseguir voltar espetacularmente, nada...nada mesmo conseguiu pôr medo em Mulder. Ele simplesmente não teme. Ele vai onde não é chamado, investiga coisas que não lhe pediram, assume posturas sem temer pelas conseqüências das mesmas, relaciona casos a fio, ainda que estes o levem de novo e diretamente aos mesmos responsáveis pela sua quase-morte!

Eu no lugar de Doggett, depois de ver tudo, de quase morrer golpeado, ou à beira de ser infectado, o que diria ? Ainda bem que mulder é louco o bastante!!!!

Não nego mesmo...achei horrível ver aqueles corpos sendo tomados por aquela substância negra, como se estivessem ( bem, e estavam mesmo...) sendo possuídos por um ser inferior e interior que os controlasse em seus atos e pensamentos, desligando o humano interno, tornando-o sem efeito, acionando aqueles corpos para um propósito nada amistoso...

Ah, e é claro : sem contar na cena fatídica em que um pobre latino é queimado até a morte, por algo que há muito seus antepassados já conheciam e temiam, tentando guardar segredo para poder sobreviver...

Que eles 'vienen' já se têm dito há muito tempo. Não se pode negar toda a cultura e a mitologia dos antepassados americanos, e civilizações preservadas por memórias indígenas e latinas que, a despeito da aparência simples e do modo de vida sem luxo, têm conhecimento de algo que as civilizações ditas 'avançadas' desprezam, e um dia podem se vir obrigadas à retornar ao passado e às estas fontes para se salvar.

Eu sempre admirei a simplicidade com que mulder nunca desprezou isso. Depois dele, Scully, e espero agora também o tenha crido Doggett!

Parece tão difícil desenredar a conspiração que paira sobre o poder que impera...o poder por vezes exercido dentro do próprio FBI, e espero não ser romancista ao afirmar que ainda podemos crer numa fórmula, ou em algo que no último instante nos mostre como fazer para impedir que o Mal vença e se espalhe. Antes disso, embora tema o que quase é certo, ansiaria não ver essas mesmas pessoas deletando mulder. Aquele pobre homem foi exterminado por conter em seu corpo a única saída contra a proliferação do mal. E em mulder eu vejo outra espécie de antídoto : a 
do talvez único ser pensante mais brilhante que consegue se antecipar e desvendar as intenções dos que planejam 'vir'...tomara não seja tarde para salvar este último!

voltar