ESSÊNCIA - PARTE #1
Review by Ally

"O QUE DIGO À ESSA CRIANÇA ???
O QUE DIGO À SCULLY ???
O QUE DIGO À MIM MESMO ???" - MULDER.....


O mistério da vida questionado sob o ponto de vista de Mulder foi mesmo muito pertinente. Ouvir suas palavras era como concordar com inquietações que no fundo todos nós temos a respeito do mistério da vida, e muito mais desta vida em particular que se desenvolve dentro de Scully...

É tão humano sentir-se parte dos pensamentos de Mulder...E afinal, quem nunca se questionou a respeito do quê exatamente carrega um DNA, ou tentou definir aquilo a que se chama de 'alma', ou quem nunca pensou na possibilidade de mensurar a existência da vida, aquilo que só podemos chamar de 'milagre de Deus'...

Não só por seu comportamento, mas em suas palavras também, Mulder tentou passar a mensagem de que 'nunca se deve desistir dos milagres'. Ele nunca desistiu de nada na verdade: nem de acreditar, nem de se envolver, nem de se expor e nem de sonhar que algum dia aquilo que está escondido, oculto, perdido, o centro de toda a Conspiração, se veja revelado!

Mas, agora, cá entre nós fãs...fiquei com muitas perguntas neste episódio que foi, sem dúvida, um dos melhores e que proporcionou o envolvimento não só daqueles que conhecemos e confiamos no FBI, como também de outras pessoas tão inesperadas em comportamentos do tipo 'nada padrão' do que já tínhamos visto antes !

Bom, ver Dana Scully em pleno Chá de Bebê já foi um tanto estranho...amigas e presentes que, a princípio, nada pareciam ter a ver com a Scully que conhecemos; enfim...quem era aquela Lizzy ? Eu pressenti algo de diferente nela desde o princípio. Cheguei a pensar que as pílulas trocadas no banheiro eram do tipo induzentes para um parto prematuro; não foi o que aconteceu...

Confesso que até o momento estou sem algumas respostas sobre a concepção de Scully; fico pensando quando e como esse bebê veio a ser, digamos, 'produzido'...Ah, quem não riu um pouquinho com Skinner falando das altas apostas no FBI sobre a paternidade da criança, olhando para Mulder com aquela cara de 'poxa, apostei alto em você e errei ?'; Cara de dúvida que, aliás, o próprio Mulder fez, uma vez que até ele desconhece tal segredo.

Eu pergunto: O que exatamente poderia deter Billy Miles ? O que há de tão especial neste bebê ? Qual o verdadeiro propósito de Lizzy e de seu comparsa ao introduzi-la na casa de Scully ? Por que Krycek ajudaria Mulder e Scully a fugir de Billy Miles ? Por que ele daria respostas a respeito desta criança, e protegeria Dana, depois do que fez com Agente Doggett no passado ? Ou depois de atentar contra a própria Scully, atentar contra a vida de Mulder ao destruir a vacina que o salvaria de tornar-se um alienígena ? O que realmente ocorreu na cena final do caminhão ? Billy participou de uma encenação de morte ? E quando é que aquele agente do FBI tornou-se um protótipo alienígena ?

É sabido e notório que se não fosse inquietante, não seria um Arquivo X...E, engraçado mas verdadeiro, como disse Mulder ao Doggett "Irritar as pessoas é parte dos Arquivos X". Nós queremos respostas, mas aparentemente muita gente na trama faz de tudo para escondê-la ! Nós ficamos intrigados, mas há quem queira calar a todo custo...vide exemplos da vida real em 1947!

Mônica Reyes tem se apresentado como uma peça de grande valia neste quebra cabeça todo. Eu admiro a habilidade dela de se dispôr sempre, a qualquer momento e em qualquer situação. Gosto de salientar que ela nunca pretendeu tomar o lugar da Scully, mas apenas 'somar'; e o fato de ser uma 'mente aberta' já a faz mais do que aliada...uma cúmplice e também amiga.

Agora só falta revelar pelo menos o primeiro segredo: quem é realmente esta criança, qual o seu propósito, e como a tornaram tão especial....A paternidade pode ficar pra depois, embora eu tenha o meu palpite totalmente Shipper, e espero seja confirmado !
Só mais um pedido agora: que Mulder não precise morrer para que esta verdade seja revelada. Desconhecemos a essência de 'quem' está por vir, mas sentiremos falta da essência de 'quem' está para sair de toda a trama e dos Arquivos...Vamos esperar, ainda nos resta um pouco mais de tempo !

voltar