ESSÊNCIA - PARTE #2
Review by Ally

Às vezes com uma palavra se descreve quase tudo : 'atônitos'...Tenho certeza de que era isto que Arquivo X nos reservava para este episódio final!

Sabe aquela sensação que se sente quando é impossível desgrudar os olhos de uma situação ? Você esquece que é expectador e passa a sentir tudo aquilo que está passando diante de você ? Eu acredito mesmo que foi essa a intenção quando os roteiristas escreveram este final de temporada.

Confesso que eu tinha dois medos : o de ver Mulder morrer de alguma forma, ou de algo muito ruim acontecer com o bebê da Scully ! Puxa, que alívio...não vi nenhum dos dois acontecer!

Cada detalhe foi incrível...Eu já disse o quanto admiro Agente Reyes ? Foi muito bem pensado todo aquele temor dela tanto de proteger o bebê de uma colega, uma amiga na verdade, quanto salvar-se a si mesma de um perigo iminente que ela própria desconhecia...

O esconderijo também foi perfeito; evidentemente que nem a Cidadezinha onde nasceu Agente Doggett poderia salvar com certeza a Scully e ao seu bebê dos monstros de Billy Miles e outros híbridos indestrutíveis, determinados e programados para tanto...mas foi uma surpresa boa na minha opinião.

A parte do segredo, de Mulder desconhecer o endereço, toda a trama e a fuga no prédio do FBI...nossa, foi de arrepiar! Agora, meu voto de honra : Skinner! Passou maus bocados, é verdade; foi ferido, ficou no Hospital, levantou e foi à luta ! O que seria de Mulder sem ele no estacionamento, com uma arma apontada para a sua cabeça, indefeso na frente de Krycek ??? Não me importo de que isso pareça ruim, confesso : adorei cada bala que Skinner endereçou à Krycek...Sabe aquela sensação de alívio ? Ufs, duvido que alguém não a tenha sentido! Embora seja Arquivo X, então...não duvido nada de 'talvez' ainda ver o dito vivo novamente...Bom, não vamos pensar nisso agora.

Mais um detalhe curioso : Agente Doggett apontando a arma no corredor do FBI, mandando Knowle e o comparsa parar ??? Aí ele foi inocente, convenhamos...Depois descobrimos a razão de tudo afinal; Eu sempre desconfiei de Kersh, sempre ! E ainda tenho a certeza de que veremos muito mais dele do que realmente aparenta. Então, afinal, era com ele que os super-monstros conversavam...mas o quê ? Ainda teremos a resposta total da Conspiração...

Outro ponto alto : mais no final, quando Kersh tenta se impôr como Chefe e Autoridade acima de qualquer suspeita diante de Doggett e Mônica Reyes. Foi o máximo para nós fãs presenciarmos o poder de Doggett ao comunicá-lo que o Departamento estava sob investigação, e ainda que a Agente Reyes fora designada com poder legítimo para atuar no caso e proteger uma colega e Agente Federal! É tão bom e tão raro ver um triunfo deste que nem dá pra parar de comemorar...

E pra dar um toque de tranqüilidade e humor, quem melhor do que os nobres Pistoleiros Solitários moldados tal qual os Reis Magos visitando Scully e o bebê ? Foi bem genial mesmo.

Agora meu momento Shipper, e desta vez ninguém vai poder me contradizer...afinal foi público, e notório um presente dos criadores da Série para todos nós depois de tantos 'milhares' de anos (ah, essa é a proporção angustiosa dos fãs mais sofridos como é o meu caso) : Mulder, Scully e William !

Nem preciso dizer né ? Mas digo assim mesmo...Toda aquela questão do por que os híbridos não destruíram o bebê, dele não ser o que esperavam, e disto tudo não torná-lo menos especial, ou de ser impossível negar que um milagre tenha acontecido...enfim, as tão temidas probabilidades. Porém nada se compara com 'a verdade que nós sempre soubemos', e até que enfim assumiram !!!!!!!! Aquele beijo foi um marco de vitória...E o Mulder encontrando Scully na localização exata, sem mapa, sem nada...até os pistoleiros desconfiaram ! Mas não importa, fomos presenteados com toda a essência que precisávamos. Nós fãs agradecemos, estamos em paz!

voltar