05x2: Em Busca da Verdade (Redux)
(cedido por eXcer_JuninhoX)


SCULLY : "Venho aqui hoje , quatro anos depois, para informar sobre a ilegitimidade do trabalho do agente Mulder. E é minha opinião científica que ele tornou-se, durante o curso desses quatro anos, uma vítima ... uma vítima de suas falsas esperanças e de sua crença na maior de todas as mentiras. Estou aqui hoje para revelar sua mentira, para mostrar o mecanismo de decepção que atraiu a mim e a ele para essa mentira, para revelar o que realmente é o trabalho do agente Mulder.


MULDER : Eu segurei uma tocha na escuridão para olhar uma verdade desconhecida. Um ato de fé começou com uma certeza pouco eloqüente de que a minha jornada prometia a chance não só de compreensão, mas de recuperação. O desaparecimento da minha irmã há 23 anos iria ser explicado, e essa busca dessas verdades maiores sobre a existência de vidas extraterrestre poderia até nos unir outra vez. Uma crença que agora eu sei que é falsa e sem sentido, o extremo. Minha insensatez revelada pelos fatos que iluminam tanto a minha arrogância quanto a minha ilusão. Se ao menos a tragédia tivesse sido só minha, teria sido mais fácil levar essa jornada até seu fim esta noite.


MULDER : Agora a ligação militar com a conspiração que havíamos descoberto era inegável. O homem morto no meu apartamento trabalhava para o Departamento de Defesa em seu posto avançado de pesquisas. Eu não tinha certeza do que poderia encontrar aqui, mas o meu crime havia me dado acesso. Desde que eles acreditassem na mentira de Scully que era eu o morto no chão, eu poderia saber das verdades aqui. Mas se descobrissem as nossas mentiras, tanto a Scully como eu seríamos descobertos com eles.


MULDER : Eu vim aqui buscando respostas, esperando não só revelar a conspiração contra o país e os homens por trás dela , ma finalmente saber a verdade sobre a possibilidade de vida inteligente fora da Terra. Agora com o que eu vi, as minhas crenças parecem cada vez mais improváveis. A possibilidade de uma cura para Scully em algum lugar aqui dentro é a minha única esperança, mas se eu conseguir encontrar e de alguma forma salvá-la, a própria existência dessa cura vai significar com certeza que eu acreditei em uma mentira desde o princípio.


SCULLY : Eu não tinha meios de falar com o agente Mulder para dizer o que eu havia descoberto. Uma forma de vida microscópica não identificada , cuja existência continha a possibilidade de revelação. Esse organismo havia sido extraído do gelo que havia abrigado o corpo alienígena. A célula poderia provar que há vida extraterrestre ? Ou isso era apenas o contrário ? A criação cientificamente elaborada de uma quimera, um produto biológico não classificável, projetado para armar um ardio criado para provocar as falsas crenças que há muito tempo perseguem o agente Mulder. Agora eu começo a perceber que a resposta à essa pergunta pode existir dentro da própria forma de vida, prova biológica de sua ligação com o câncer que invade meu corpo, com um vírus vivendo dentro desse organismo ao qual eu fui exposta durante minha abdução à 3 anos.


SCULLY : As ironias mais cruéis são aquelas consagradas pela passagem do tempo. Proporcionadas e ocasionadas por descobertas chocantes. Eu tinha me unido ao agente Mulder no Arquivo X por causa da minha formação em ciências médicas. O meu dever era questionar o trabalho dele, desmascarar as suas investigações e mandá-lo de volta para atividades normais do FBI. Agora , por força do destino, estou utilizando estas mesmas habilidades para provar que ele tem sido alvo de um esquema organizado por alguém ligado a nós no FBI. Alguém em quem confiamos acima de nós, envolvido em uma trama muito bem organizada para guardar um segredo a sete chaves. Eu só posso imaginar o que o agente Mulder pode ter descoberto sozinho. O que ele pode ter encontrado para confirmar ou negar uma conspiração para controlar o publico quanto ao conhecimento e contato do governo com uma ou várias raças de alienígenas. Se como eu, ele tinha esperança de saber a identidade daqueles que queriam nos destruir com a descoberta desse microorganismo não identificado, eu tinha o que podia ser a prova legal, prova genética, concreta e inegável de uma ligação entre os conspiradores e o câncer que agora já entrara em metástase na minha corrente sangüínea.


SCULLY : Eu tenho poucas horas para fazer esses testes antes de ficar diante de uma junta do FBI para me explicar. Estando pronta para mentir para eles sobre o agente Mulder, também estou pronta para apresentar provas para eles. Provas extraídas desse minúsculo organismo, que poderia revelar uma conspiração de conseqüências globais.


MULDER : A agente Scully e eu tínhamos sido levados a acreditar que a conspiração criada para nos destruir tinha suas raízes no Departamento de Defesa. Agora este fato parece totalmente irrefutável. Eu tinha conseguido entrar em uma enorme dependência de armazenamento através de um corredor que ligava o subsolo com o Pentágono. Em centenas de fileiras e prateleiras estão materiais que não me revelam nada para a cura do câncer da Scully. E agora que cheguei ao fim desse espaço, que parece ser um sistema de arquivo velho, antiquado, é minha única esperança de encontrar o que aquele homem Kritschgau me garantiu existir. Se a esperança alucinada dele de encontrar cura para o seu filho o iludiu, agora compartilho do seu desespero. Mas entre essas gavetas tem um sinal, um brilho, alguma pequena confirmação de que a jornada que me trouxe aqui não foi em vão.


SCULLY : Se o meu trabalho com o agente Mulder tinha testado a base das minhas crenças, a ciência foi e continua ser a luz que me guia. Mais uma vez estou confirmando em seus métodos familiares sistemáticos para chegar à uma verdade. Um fato que possa me explicar o que o destino me reservou. Uma investigação que começou sem rumo, agora ia mostrar alguma coisa. Tirando o material celular de uma forma de vida não identificada e isolando um vírus dentro dele e depois comparando o DNA desse mesmo vírus com o que acredito que causou o meu câncer. Espero que algo se revele. Algo que possa confirmar as minhas suspeitas terríveis sobre a fonte dessa doença que invade meu corpo na esperança de fornecer provas de que sua causa não é isenta de culpa, embora a sua cura permaneça desconhecida. A ciência me serve para esses fins ... no entanto está claro para mim que o instrumento do qual passei a depender não pode me salvar nem me proteger ... mas apenas trazer à luz a escuridão que vem pela frente.


MULDER : Se eu realmente tinha a cura para o câncer de Scully, agora eu era tão dependente dela quanto ela era de mim. Da mesma forma que eu tinha entrado nesse local, eu precisava achar um meio de sair a salvo. Eu dependia da Scully para criar a sua estória, contar a sua mentira, fazê-los acreditar na mentira."


voltar