06x22: Biogênese (Biogenesis)


     SCULLY: "... vista do espaço parece uma abstração, um truque de um mágico no escuro de um palco, e dessa distância pode-se até imaginar que se está vivo.
      Apareceu pela primeira vez no mar há quase 4 bilhões de anos, na forma de vida de uma célula única, em uma explosão de vida que atravessou milhões de anos, os primeiros organismos multicelulares da natureza começaram a se multiplicar e depois isso parou.
      Há 440 milhões de anos, uma grande extinção em massa eliminou quase todas as espécies do planeta, deixando os vastos oceanos dizimados e vazios. Vagarosamente as plantas começaram a se desenvolver, depois os insetos, apenas para serem destruídos em uma segunda grande extinção em massa na Terra.
      O ciclo se repetiu inúmeras vezes. Os répteis emergiam independentes do mar, só para serem mortos. Então os dinossauros lutavam pela vida, juntamente, com as primeiras aves, peixes e plantas desabrochando, foram dizimados na quarta e quinta grande extinções na Terra.
      Apenas cem mil anos depois apareceu o Homo sapiens. O homem, das pinturas nas cavernas até a Bíblia, Colombo e a Apollo 11. Nós temos sido uma força incansável na Terra e fora dela, catalogando o mundo natural a medida que ele se revela para nós. Chegamos a uma população mundial de mais de 5 bilhões de pessoas, todos descendentes daquela célula única original, aquela primeira centelha de vida. Mas de todo o nosso conhecimento que ninguém pode dizer ao certo é o que ou quem acendeu aquela centelha original. Existe um plano ? Um propósito ou razão para nossa existência ?
      Nós vamos passar como aqueles, antes de nós ao esquecimento ? A sexta extinção que os cientistas alertam, que já está em andamento...
      Ou o mistério será revelado através de um sinal, um símbolo, uma revelação..."

      "... começou um ato de extrema violência, se expandindo por tudo. Um cosmo nasceu de matéria e gás, matéria e gás, há 10 bilhões de anos. Que idéia foi essa ? Quem teve a ousadia de uma invenção dessas ? e motivos. Fazíamos parte disso a 10 bilhões de anos ?
      Nascemos somente para morrer ? para crescer e multiplicar ? Encher a Terra e abrir caminho para nossas gerações ? Se existe um começo precisa haver um fim ?
      Ardemos como chamas no nosso tempo, só para sermos extintos ? para nós rendermos a eterna regeneração dos elementos, matéria e gás. Tudo isso vai terminar um dia ? A vida não vai mais se transformar em vida ? A Terra vai ficar árida como as estrelas do céu ? Como o cosmo ?
      A mão que acendeu a chama vai deixar que se apague ? Que se consuma ? Será que nós também vamos ser extintos ? Ou esse fogo da vida que existe dentro de nós vai continuar a arder ? Quem decide ? quem alimenta a chama ? Ele pode reacender a chama mesmo quando ela fica fria e fraca..."

voltar