X-PLUS » TEXTOS X

"NIHT", o 9o. Ano e a Nova Fase da Mitologia de "Arquivo X"
Por Spooky
06/01/2002 

O episódio duplo "Nothing Important Happened Today", que inaugurou o 9o. ano de Arquivo X, iniciou uma nova fase da altamente elaborada e complexa (para muitos é confusa, pq não assistiram à todos os episódios Mitológicos produzidos ao longos destes 9 anos) Mitologia da série.

Durante os 8 anos iniciais vimos uma Mitologia centralizada no "Projeto de Colonização" levado adiante pelos "Greys" em colaboração com o Sindicato. Durante todos estes anos coube à Mulder e aos "Rebeldes Sem Face" liderar a Resistência à tal Projeto. Mulder o faz porque é o Herói de AX e que, motivado pela sua crença de que Samantha foi abduzida, procura resistir aos planos dos "Greys" colonizadores (aliás, para mim, a aparição destes como "óleo negro" ou como "greys" deve ser entendida apenas como um meio de transporte/invólucro para a entidade alienígena real, que acredito ser a "Radiação Luminosa" ou "Luz Radioativa" Branca que vimos pela 1a. vez em "O Mistério do Piper Maru" e que voltou a aparecer em "Vienen"; tal "Luz Radioativa" deve ser a forma original da entidade alienígena que chamamos de "Grey" ou "Óleo Negro", mas como a radiação mata a todos com a qual entra em "contato" - mata até ao óleo negro, como vimos acontecer em "Vienen" - tal entidade usa do "óleo negro" e das "EBEs" que chamamos de "Greys" para servir como meio de transporte ou invólucro para se propagar pelo Universo).

Já as razões que levaram aos "Rebeldes Sem Face" a resistir aos mesmos planos nunca ficaram muito claras. Acredito, porém, que isto se deve ao fato de que "Greys" e "Rebeldes" fossem povos/nações alienígenas inimigos antes mesmo de sua chegada à Terra. Provavelmente, travavam uma "batalha" em seu (s) planeta (s) ou sistema (s) solar (es) de origem e trouxeram tal conflito para a Terra.

Bem, isso foi o que tivemos nos 8 anos iniciais da série. Mas, "Nothing Important Happened Today" promoveu uma grande alteração nesta interpretação. Neste episódio duplo ficamos sabendo, por Shannon Mcmahon (personagem de Lucy Lawless), que os supersoldados como ela, Knowle, Crane, Billy Miles, fazem parte de um projeto que remonta aos "Adões" e "Evas" (que apareceram pela primeira vez em "Projeto Litchfield", episódio do 1o. ano) . Segundo Shannon, ela e os demais supersoldados fazem parte de uma geração mais evoluída destes "Adões" e "Evas". Isso explica porque Shannon, Knowle e os outros supersoldados desta "nova geração" tem a capacidade de respirar embaixo da água (se bem que o Dr. Secare, um híbrido humano-alienígena que apareceu em "Jogo de Gato e Rato", já tivesse tal capacidade) e sejam quase imortais (digo quase pq talvez exista alguma maneira de matá-los, embora isso ainda não tenha sido mostrado).

A partir destas informações fornecidas por Shannon descobrimos que, na verdade, os "Rebeldes Sem Face" (que estão por trás deste "Plano" que resultou na criação dos supersoldados) ajudaram Mulder a destruir com o "Projeto" dos "Greys" porque tinham o seu próprio "Plano de Colonização". A origem deste Plano dos "Rebeldes" está, portanto, na criação dos "Adões" e "Evas" e esta é explicada num diálogo muito importante entre Mulder e o Garganta Profunda (em "Projeto Litchfield") na qual este informa que tal projeto começou no início dos anos 50, na época da Guerra Fria.

Desta maneira, ficamos sabendo que o "Plano de Colonização" dos "Rebeldes" é tão antigo quanto o dos próprios "Greys". Tal plano dos "Rebeldes" foi mostrado em alguns episódios Mitológicos como "Lembranças Finais" (quando foram mostrados os Kyles e os Kurtz, clones e híbridos humanos-alienígenas a serviço dos "Rebeldes", que tiveram acesso aos óvulos de mulheres "abduzidas" como Scully - é provável que os tenham roubado dos "Greys/Sindicato" - e que os utilizaram para tentar produzir os supersoldados.). Em "Surpresas no Natal" e "Emily" vimos a descoberta e morte precoce de Emily, e esta foi resultado de uma tentativa frustrada dos "Rebeldes" de se produzir um supersoldado.

Em outros episódios, como "O Milagre/Procura Incessante", também vimos "Rebeldes" como os "Jeremias Smith", que se infiltraram na Administração de Seguros Sociais para ter acesso aos dados do Censo da população americana. Esta havia sido submetida, desde os anos 50, a uma vacinação anti-varíola com o objetivo de fazer uma espécie de "controle e rastreamento genético" do povo americano. Isto fazia parte do "Projeto" dos Greys e por isso os "Jeremiah" foram perseguidos pelo "Caçador de Recompensas". Eram 6 "Jeremiah" e um deles retornou em "TINH" (dizendo ser o único que podia impedir que os abduzidos se transformassem em "replicantes"; isto significa que ou os outros 5 "Jeremiah" permaneceram fiéis ao seu povo, os "Rebeldes", ou que foram mortos pelo Caçador de Recompensas e pelos "Greys" em "O Milagre/Procura Incessante") .

Após a destruição do Sindicato e do "Plano de Colonização" dos "Greys" os "Rebeldes" devem ter se apossado dos dados da Seguridade Social e os utilizarão em seu "Plano" atual. Em "NIHT", Shannon afirma que a intenção dos "Rebeldes" é usar de uma água potável modificada para "contaminar" as mulheres americanas e levá-las a engravidar e gerar supersoldados em massa (sem que soubessem, é claro). Mas, para isso, é preciso saber quantas possuem o perfil genético adequado a gerar supersoldados da linhagem "William". Talvez o controle do CFE (Centro Federal de Estatísticas) permita o acesso a tais informações, o que viabilizaria tal "Plano". Isso explicaria pq os "Rebeldes" mataram Absalom em "Three Words" e quase fizeram o mesmo com Mulder (que foi providencialmente salvo por Doggett no final). Para proteger tais dados os "Rebeldes" farão o que for necessário.

Mas, na maioria dos episódios Mitológicos dos 8 primeiros anos de AX, o "Projeto" que esteve em evidencia foi o dos "Greys" (que terminaram os preparativos para iniciar a Colonização antes dos "Rebeldes") e agora a situação se inverteu. Após a destruição do "Projeto" dos "Greys" (em "Dois Pais/Um Filho"), os "Rebeldes" finalizaram os seus preparativos e começaram a implementar o Plano que haviam preparado por quase 50 anos. O início disto foi mostrado em "Requiem", com a abdução de Mulder, Billy Miles, Theresa Hoese (o que significa que as abduções mostradas no "Episódio-Piloto" estavam relacionadas ao "Plano" dos "Rebeldes").

Assim, na 8a. temporada de Arquivo X vimos uma série de episódios Mitológicos que tratavam dos planos dos "Rebeldes" (como foi o caso de "Por Dentro/Por Fora, Per Manum,TINH, DeadAlive, Three Words, Essence e Existence"). No entanto, um episódio Mitológico destoou dos demais, o que foi o caso de "Vienen". Neste, vimos o óleo negro em ação novamente. Em AX, falar em óleo negro é o mesmo que falar nos "Greys". Assim, isto significa que os mesmos devem ter reorganizado as suas forças e dado início a um novo "Projeto de Colonização" da Terra, porém sem a colaboração de um Sindicato, como ocorreu da 1a. vez. Nesta nova tentativa, os "Greys" preferem agir usando de humanos controlado pelo "óleo negro" e que agem de acordo com o planejado. No entanto, tal tentativa acabou, temporariamente, frustrada pela ação de Mulder e Doggett na plataforma de petróleo. Mas, tudo indica que eles não desistiram e que voltarão a agir.

Logo, teremos, nesta nova fase da Mitologia de AX, uma nova guerra entre os povos alienígenas, os "Greys" e os "Rebeldes Sem Face", para ver qual deles conseguirá levar adiante o seu Projeto de Colonização. Ou se estes serão frustrados pelos novos agentes dos Arquivos X, Doggett e Mônica. Quanto a William, os fatos mostrados até o momento na Mitologia da série apontam para a forte possibilidade dele ser um supersoldado ainda mais evoluído do que Shannon e Cia. e que será utilizado, de alguma forma, pelos "Rebeldes" em seu "Projeto". Isso explicaria a afirmação de Krycek, no diálogo com Mulder em "Existence", de que tinha os mesmos objetivos que ele, Mulder, ou seja, impedir a Colonização da Terra pelos aliens (e que por isso tentou levar Skinner a matar William, o que vimos em "DeadAlive").

Porém, estamos em AX e o tio CC faz de tudo para impedir que saibamos o que irá ocorrer. Para isso, foram apontados outros caminhos que poderão ser seguidos. Assim, no futuro poderá se dizer que William é uma criança humana normal ou quase normal (no que não acredito muito mas, afinal, é AX, né?) e isso explicaria o pq dos "Rebeldes" o terem deixado com Scully em "Existence". Além disso, em "Essence" ficamos sabendo que William pode ser um Humano Perfeito, sem as deficiências humanas e que isso, como disse Mulder em "Existence", representa uma ameaça aos planos dos Colonizadores (sejam quais forem eles).

Logo, tio CC deixou abertas 3 possibilidades para William (o de ser um supersoldado que será usado pelos "Rebeldes" em seu "Plano de Colonização"; o de ser uma criança normal; e o de ser um Humano Perfeito, um futuro "Salvador da Humanidade", representando uma séria ameaça à qualquer plano de Colonização que vier a ser levado adiante). Qual o caminho que será trilhado? Bem, para saber isso é que irei assistir à esta 9a. temporada, que promete e muito, pelo menos quanto à esta fantástica e fascinante Mitologia.

Spooky


volta